sexta-feira, 21 de junho de 2013



REFLEXÃO DO MÓDULO 04
01/09/12

             Iniciamos o módulo IV de Relações Interpessoais como sempre com uma oração feita pelo grupo, e vídeo com a musica de Aline Barros (recomeçar). Em seguida uma palestra tratando de como compartilhar as diferenças, personalidade e caráter assim fazemos uma reflexão do auto conhecimento e temperamento humano, ouve uma dinâmica para que nós ficássemos a vontade e descontraídos. Uma das falas mais importantes que gravei de (Benjamim Franklin). Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com colegas é uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza. Foi feito um teste de inteligência medindo o nível de estresse sobre o cérebro foram dados três bichos como exemplo papagaio, urubu e águia que são as personalidades das pessoas. Fizemos uma dinâmica de 4 cores e um vídeo Epitáfio e outro como formar uma criança ou exemplos.  
             Os conteúdos trabalhados neste módulo possibilitam uma construção teórica importantíssima para a compreensão de alguns aspectos do desenvolvimento psicológico e nos enriquecem, enquanto pessoas que atuam no campo educacional, na medida em que promovem uma reflexão mais elaborada acerca do papel não só da escola, mas da sociedade como um todo na formação do sujeito. Vale ressaltar que as atividades práticas propostas são de grande valia para formação continuada dos Agentes Educacionais. Precisamos ter claros alguns conceitos psicológicos para podermos contribuir de forma eficaz no processo de ensino-aprendizagem. Em posse de tais conhecimentos, é possível uma reflexão mais elaborada acerca do contexto psicológico no qual o aluno se insere e, consequentemente, uma atuação no sentido de viabilizar o conhecimento teórico, a sistematização de saberes de nossos alunos. Nesse módulo pede que a escola faça seu papel que não seja só de ensinar, mas também de preparar o sujeito para a vida é melhor do que ninguém para conhecer nossos alunos suas histórias seus problemas sua vida em particular somos nós educadores construtores do conhecimento. Psicologia e Educação elas são solicitadas a intervir na solução de problemas bastante variados, mesmo que esteja sempre encontrando resistência e oposições ela tem contribuído em diferentes domínios, sendo o da educação um deles. Vigotski diz que aprendizado e desenvolvimento estão inter relacionado desde o primeiro dia de vida da criança, portanto muito antes dela freqüentar a escola.
Aluno: Dejanira de Paula Barrientos
Profº: Dulce Salete Delevatti
Curso:Ténico em Alimentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário