sexta-feira, 21 de junho de 2013



                                                              Reflexão do Módulo 07
            No modulo 07 foi dissertado acerca de informática básica, onde aprendemos sobre a história da evolução da informática, e os comandos básicos de um computador.
            No inicio dos séculos, os homens utilizavam sua inteligência, criatividade e curiosidade para descobrir, inventar e transformar a fim de melhorar sua vida, e garantido sua sobrevivência.
            No período da pré-história houve duas descobertas fundamentais: O fogo e a Roda. Com a utilização do fogo, era possível a proteção contra predadores e o cozimento de alimentos, entre outras coisas, a roda revolucionou os meios de transporte e possibilitaram avanços tecnológicos, como as máquinas a vapor, entre outras descobertas, um exemplo, o computador que se moderniza a cada dia, antigamente o computador era do tamanho de uma sala, hoje cabe apenas na palma da mão. Após ocorreu a revolução Industrial, com as novas criações e com tanta tecnologia o mercado de trabalho ficou cada vez mais desenvolvido. Para fazer um sapato, por exemplo, antigamente eram levados muitos dias e passava por vários trabalhadores, porém com as novas invenções, passou a ser possível a confecção de milhares de sapatos em um único dia.
            A tecnologia Eletrônica.
O primeiro computador, foi encontrado durante a segunda Guerra Mundial, a revolução da tecnologia da informação no século XX que veio se difundir amplamente na década de 1970, mas a passo decisivo da microeletrônica foi dado o segundo castells em 1957. E com o passar dos tempos o computador foi se renovando, bem como, os programas, formas e tamanhos.
            A internet e o acesso à tecnologia a informação no Brasil começou no meio acadêmico em 1988.
PRINCIPAIS ITENS DO COMPUTADOR E O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP
Gabinete: É a parte mais importante do computador, podemos dizer que o gabinete é o computador propriamente dito. Dentro dele, há vários componentes que fazem o processamento da informação.
Monitor: É a tela que nos mostra as respostas que o computador nos dá. É um periférico de saída (pois a informação sai do computador para o usuário).
Teclado: conjunto de teclas que permite que operemos o computador através de comandos digitados. É um periférico de entrada.
Mouse: Através dele, controlamos uma setinha que aponta para os itens na nossa tela. Também é um periférico de entrada.
Dentro do gabinete são encontrados os componentes que formam o computador propriamente dito, como as memórias, o processador e o disco rígido, todos eles estão direta ou indiretamente ligados à placa mãe.
Placa Mãe: É uma grande placa de circuitos onde são encaixados os outros componentes, a Placa mãe recebe o processador, as memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais (veja figura abaixo).
Microprocessador: É o chip mais importante do computador, cabendo a ele o processamento de todas as informações que passam pelo computador. Ele reconhece quando alguma tecla foi pressionada, quando o mouse foi movido, quando um som está sendo executado e tudo mais... Devido a sua importância, consideramos o processador como o "cérebro do computador" e vamos estudá-lo com mais detalhamento.
Memória RAM: É um conjunto de chips que acumulam as informações enquanto estão sendo processadas, é mais ou menos assim: O QUE ESTIVER SENDO APRESENTADO NO MONITOR ESTÁ ARMAZENADO, NESTE MOMENTO, NA RAM. RAM significa Memória de Acesso Aleatório, ou seja, o computador altera seu conteúdo constantemente, sem permissão da mesma, o que é realmente necessário. Como a memória RAM é alimentada eletricamente, seu conteúdo é esvaziado quando desligamos o computador. Sem chance de recuperação, ou seja, é um conteúdo volátil.
Memória cache : É uma memória que está entre o processador e a RAM, para fazer com que o acesso à RAM seja mais veloz. A Memória Cache normalmente é formada por circuitos dentro do processador, para que sua velocidade seja ainda maior. Uma vez acessada uma informação, ela não precisará ser acessada mais uma vez na RAM, o computador vai buscá-la na Cache, pois já estará lá.
Disco Rígido: também conhecido como winchester ou HD, é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. É no Disco Rígido que as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente. As informações gravadas nos discos rígidos (ou nos disquetes) são chamadas arquivos.
Barramento: também conhecido como BUS é o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informação viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos periféricos e às placas externas que se encaixam na placa mãe.
Slots: São "fendas" na placa mãe que permitem o encaixe de outras placas, como as de vídeo, som, rede,etc.
NAVEGADORES
            A atualização do navegador de internet nunca foi tão importante quanto agora. Diversos sites têm problemas para apresentar novas tecnologias aos seus usuários porque muitos ainda utilizam versões antigas de seu navegador preferido. Pensando nisso iniciou-se uma campanha para que os usuários de internet façam o upgrade para versões mais modernas de seus browsers. Para navegar na internet é preciso um browser, que é um software específico para esse fim. Um dos mais conhecidos browsers é o Netscape que ainda está com muito fôlego com sua nova versão 9, e um visual muito agradável.  O mais conhecido e utilizado browser é o IE Internet Explorer da MS que está na sua versão 8, com um design também renovado e bem diferente da versão anterior. O FireFox 3.6 da Mozilla, está crescendo bastante entre os internautas e tomando uma grande fatia do mercado, conferindo a este browser a segunda posição no número de usuários.  Há outros navegadores menos conhecidos do grande público, mas também são bastante eficientes como é o caso do  Opera 10.62 da Opera software e o Safari 5 da Apple que já possui a sua versão para Windows.  O FireFox, o Opera e o Netscape, tem uma função muito útil que foi incorporado no IE Internet Explorer 7, que é a navegação em abas. Com esse recurso você pode com uma só janela aberta do browser, utilizar várias abas onde em cada uma delas você entrará em um site diferente.  Se você deseja um navegador que funcione também como um gerenciador de pastas de arquivos, experimente o  Konqueror. A mais recente novidade em navegadores da internet é o Chrome da Google que promete agitar o mundo dos browser´s com recursos interessantes que merecem ser experimentados.
Arquivos de texto plano X Arquivos de processador de texto.
Existem diferenças importantes entre o arquivos de texto plano criados por um editor de texto e arquivos de documento criado por processadores de texto como o Microsoft Word, WordPerfect, ou OpenOffice.org. Resumidamente:
   * Um arquivo de texto puro é representado e editado, mostrando todos os caracteres que estão presentes no arquivo. Os caracteres somente utilizados por 'mark-up' são os usados caractere de controle e codificação de caracteres, na prática é nova linha, tabulação e formfeed. A codificação de caracteres mais comumente utilizada é ASCII, sobretudo recentemente, como arquivos de texto plano são mais utilizados para a programação e configuração, menos freqüentemente utilizados para documentação do que no passado.
   * Os documentos criados por um processador de texto geralmente contêm arquivo de formato específicos para caractere de controle além do que está definido no conjunto de caracteres. Estes permitem funções como negrito, itálico, fontes, colunas, tabelas, etc. Esses e outros símbolos comuns de formatação eram associados apenas a editoração eletrônica, mas agora são comuns em simples processadores.
   * Processadores de texto geralmente pode editar um arquivo de texto plano e salvar em formato de arquivo texto plano. No entanto é preciso ter o cuidado de dizer ao programa que é isso que se pretendia. Isto é especialmente importante em casos como o código fonte HTML e arquivos de configuração e controle. Caso contrário, o arquivo conterá os "caracteres especiais" definido para os formatos de arquivos, não serão tratados corretamente pelo utilitário no qual arquivos foram destinados
Aluna: Esmeralda da Costa Oliveira
Curso de Infraestrutura
Ivinhema - MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário